Serviços de portaria

  • Atender o interfone com educação;
  • Ser paciente com os condôminos;
  • Atender a todos os visitantes com educação e dentro dos critérios de segurança;
  • Atender os prestadores de serviço e encaminhá-los aos zelador ou síndico;
  • Não deixar a portaria vazia. Quando for ao banheiro, avise o zelador ou outro funcionário que tenha habilidade para ficar em seu lugar;
  • Permitir a entrada de visitantes somente depois da autorização do condômino. Lembrando que todos devem ser anunciados da chegada;
  • Não permitir a entrada de entregadores de pizza, flores, água, etc.;
  • Manter a portaria limpa e organizada;
  • Manter a porta da guarita fechada e não permitir a entrada de estranhos.
  • Ficar atento aos monitores do circuito fechado de TV. Qualquer irregularidade deve ser comunicada ao zelador;
  • Anotar numa agenda ou caderno o horário de entrada e saída de prestadores de serviço e visitantes;
  • Não abrir o portão para carro de estranhos;
  • Observar com atenção a entrada e saída de carros da garagem, bem como a pessoa que está dentro dele;
  • Não falar palavras de baixo calão, bem como gírias;
  • Manter a barba e os cabelos cortados;
  • Cuidar bem do uniforme, que deve estar sempre limpo e passado.
 
 

Serviços de limpeza

  • Limpar áreas comuns do condomínio;
  • Cuidar bem dos equipamentos de limpeza;
  • Utilizar com critério e sem desperdícios os produtos de limpeza;
  • Retirar o lixo do condomínio;
  • Utilizar os equipamentos de segurança apropriados para retirada do lixo;
  • Lavar os vidros tirando as manchas;
  • Varrer o pátio e garagem;
  • Manter as escadas limpas e secas;
  • Fazer a limpeza do piso com os produtos determinados, seguindo as instruções de uso;
 
 

Serviços de zeladoria

  • Coordenar o trabalho de todos os funcionários do prédio;
  • Supervisionar diária ou periodicamente:

    • Elevadores;
    • Portões;
    • Iluminação de Emergência;
    • Pára Raios;
    • Sistema Hidráulico;
    • Caixas D´água;
    • Interfones;
    • Antena Coletiva de TV;
    • Sistema de Segurança;
    • Extintores

  • Distribuir os afazeres aos faxineiros, bem como o material utilizado;
  • Fiscalizar os afazeres dos faxineiros para não ocorrer o uso indevido do material de limpeza;
  • Estar atento ás áreas de lazer, sem servir de babá para as crianças. Em caso de algum exagero, comunicar o síndico e a família da criança travessa;
  • Comunicar ao síndico os desentendimentos entre moradores;
  • Não tomar partido em briga entre condôminos;
  • Ser cordial com o condômino que pede ajuda. Ajudar somente quando o serviço estiver dentro de suas possibilidades;
  • Não aceitar “bicos” nas residências dos condomínios;
  • Se ocorrer a invasão do prédio por assaltantes ou qualquer outro ato criminoso, o zelador deve chamar a polícia, sem alarmar os condôminos;
  • Ser discreto, imparcial e não ficar com conversas particulares com funcionários ou moradores. Assim o zelador conserva sua imagem e sua autoridade.
  • Fazer pequenos reparos, desde que esteja apto ao serviço;
  • Acompanhar reformas em geral, verificando a utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios;
  • Verificar o estado de conservação dos brinquedos do playground. Comunicar ao sindico o defeito e, dependendo de gravidade, interditar o local para evitar acidentes com as crianças;
  • Conservar os jardins do prédio e ou acompanhar o serviço do jardineiro;
  • Reparar os vazamentos das torneiras e verificar cadeados e trancas;
  • No caso de residir no condomínio, o zelador deve conservar o apartamento onde mora;
  • Ligar para a emergência quando algum acidente ocorrer com funcionário ou morador;
  • Verificar o deposito de equipamentos e ferramentas;
  • Providenciar proteção às cabines dos elevadores de serviço durante as mudanças;
  • Trocar lâmpadas queimadas ou com defeitos;
  • Acompanhar a instalação das operadoras de TV por assinatura no condomínio;
  • Comunicar ao síndico qualquer imprevisto ocorrido no condomínio. Aconteça ele com morador, funcionário, visitante ou equipamento.