Serviços de portaria
- Atender o interfone com educação;
- Ser paciente com os condôminos;
- Atender a todos os visitantes com educação e dentro dos critérios de segurança;
- Atender os prestadores de serviço e encaminhá-los aos zelador ou síndico;
- Não deixar a portaria vazia. Quando for ao banheiro, avise o zelador ou outro funcionário que tenha habilidade para ficar em seu lugar;
- Permitir a entrada de visitantes somente depois da autorização do condômino. Lembrando que todos devem ser anunciados da chegada;
- Não permitir a entrada de entregadores de pizza, flores, água, etc.;
- Manter a portaria limpa e organizada;
- Manter a porta da guarita fechada e não permitir a entrada de estranhos.
- Ficar atento aos monitores do circuito fechado de TV. Qualquer irregularidade deve ser comunicada ao zelador;
- Anotar numa agenda ou caderno o horário de entrada e saída de prestadores de serviço e visitantes;
- Não abrir o portão para carro de estranhos;
- Observar com atenção a entrada e saída de carros da garagem, bem como a pessoa que está dentro dele;
- Não falar palavras de baixo calão, bem como gírias;
- Manter a barba e os cabelos cortados;
- Cuidar bem do uniforme, que deve estar sempre limpo e passado.
Serviços de limpeza
- Limpar áreas comuns do condomínio;
- Cuidar bem dos equipamentos de limpeza;
- Utilizar com critério e sem desperdícios os produtos de limpeza;
- Retirar o lixo do condomínio;
- Utilizar os equipamentos de segurança apropriados para retirada do lixo;
- Lavar os vidros tirando as manchas;
- Varrer o pátio e garagem;
- Manter as escadas limpas e secas;
- Fazer a limpeza do piso com os produtos determinados, seguindo as instruções de uso;
Serviços de zeladoria
- Coordenar o trabalho de todos os funcionários do prédio;
- Supervisionar diária ou periodicamente:
- Elevadores;
- Portões;
- Iluminação de Emergência;
- Pára Raios;
- Sistema Hidráulico;
- Caixas D´água;
- Interfones;
- Antena Coletiva de TV;
- Sistema de Segurança;
- Extintores
- Distribuir os afazeres aos faxineiros, bem como o material utilizado;
- Fiscalizar os afazeres dos faxineiros para não ocorrer o uso indevido do material de limpeza;
- Estar atento ás áreas de lazer, sem servir de babá para as crianças. Em caso de algum exagero, comunicar o síndico e a família da criança travessa;
- Comunicar ao síndico os desentendimentos entre moradores;
- Não tomar partido em briga entre condôminos;
- Ser cordial com o condômino que pede ajuda. Ajudar somente quando o serviço estiver dentro de suas possibilidades;
- Não aceitar “bicos” nas residências dos condomínios;
- Se ocorrer a invasão do prédio por assaltantes ou qualquer outro ato criminoso, o zelador deve chamar a polícia, sem alarmar os condôminos;
- Ser discreto, imparcial e não ficar com conversas particulares com funcionários ou moradores. Assim o zelador conserva sua imagem e sua autoridade.
- Fazer pequenos reparos, desde que esteja apto ao serviço;
- Acompanhar reformas em geral, verificando a utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios;
- Verificar o estado de conservação dos brinquedos do playground. Comunicar ao sindico o defeito e, dependendo de gravidade, interditar o local para evitar acidentes com as crianças;
- Conservar os jardins do prédio e ou acompanhar o serviço do jardineiro;
- Reparar os vazamentos das torneiras e verificar cadeados e trancas;
- No caso de residir no condomínio, o zelador deve conservar o apartamento onde mora;
- Ligar para a emergência quando algum acidente ocorrer com funcionário ou morador;
- Verificar o deposito de equipamentos e ferramentas;
- Providenciar proteção às cabines dos elevadores de serviço durante as mudanças;
- Trocar lâmpadas queimadas ou com defeitos;
- Acompanhar a instalação das operadoras de TV por assinatura no condomínio;
- Comunicar ao síndico qualquer imprevisto ocorrido no condomínio. Aconteça ele com morador, funcionário, visitante ou equipamento.